top of page

O desafio de reposicionar uma marca de canal de tv por assinatura de esportes para um contexto de eventos internacionais

Sport TV: Reestruturando a identidade visual e discursos para uma era de grandes eventos no Brasil





O início de uma transformação mais que visual


O segundo projeto estratégico que tive a honra de liderar na Globosat foi a identidade visual do Sport TV no ano de 2011. O canal havia, até então, construído sua identidade visual a partir de peças isoladas, criadas especificamente para campeonatos de modalidades distintas e programas de maior audiência ao longo de anos, como os jornalísticos de esporte. Essa abordagem criativa fragmentada era pouco estratégica resultava em uma diversidade visual que carecia de coesão. Havia programas com identidades tão fortes que transformá-las era um risco, principalmente quando esses programas já alcançavam boas audiências. Isso tornava difícil implementar um guideline unificado para todo o canal sob a marca do SPORTV.


Com grandes eventos no horizonte, como os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e a Copa do Mundo no Brasil em 2014, a necessidade de uma mudança profunda no design do canal era inevitável.


No entanto, esse projeto não se tratava apenas de ser criativo. O desafio envolvia um reposicionamento estratégico, tanto para o público quanto para o mercado anunciante, que esperava inovação e novas oportunidades de comunicação.





Um projeto internacional para uma mudança necessária


Dada a complexidade do projeto, foi nesse contexto que a liderança tomou uma decisão ousada: trazer uma consultoria internacional para liderar a mudança. A escolha da Troika, estúdio de Los Angeles especializado em on-air looks para esportes, foi estratégica. Eles não só tinham a expertise técnica, mas também o peso necessário para sinalizar ao mercado a seriedade do reposicionamento. O impacto precisava ser imediato, tanto interna quanto externamente.


A surpresa foi encontrar uma sintonia perfeita entre o que a Troika propunha e o que já havíamos iniciado internamente. Suas metodologias de design estratégico, embasadas em pesquisa e análise de dados, espelhavam o que estávamos construindo. O processo fluiu naturalmente, reforçando a relevância das novas práticas que estávamos implantando no departamento de marca e comunicação da Globosat.





Uma entrega meticulosa e colaborativa


O processo conceitual foi cuidadosamente estruturado, com base em dados de audiência e insights sobre a performance dos programas e apresentadores de destaque na programação além da diversidade de modalidades esportivas e campeonatos que apenas o Sportv possuia, um dos seus maiores diferenciais. A Troika trouxe sua expertise técnica, com entregas altamente sistematizadas, desde documentos detalhados com camadas nomeadas até o design set final de design system. Essa organização facilitou mais tarde a implementação pelos times internos técnicos da Globosat, assegurando que o trabalho fosse desdobrado de forma consistente.


Um dos pontos altos do projeto foi a sonorização, que contou com a colaboração de Carlinhos Brown. Ele trouxe uma identidade sonora rica, utilizando tambores e elementos que evocavam a brasilidade. Essa combinação de design visual e sonoridade criou uma identidade única e marcante para o Sport TV.





O primeiro brand positioning colaborativo da Globosat


O projeto também marcou o início de uma nova abordagem no posicionamento de marca. Pela primeira vez, a Globosat contou com a consultoria de Lee Hunt, um notório especialista em branding para canais de PayTV dos Estados Unidos que haviamos abordado diversas vezes em eventos como a Promax LA. Ele conduziu um workshop colaborativo, envolvendo diversas áreas da empresa, para criar o primeiro documento de brand positioning. Essa abordagem não era rígida, mas sim baseada em conversas estruturadas com perguntas-chave que construíam passo a passo uma pirâmide de discurso de branding.


Essa experiência foi transformadora para o departamento que colocou diretores, gerentes até estagiários e analistas de diferentes áreas ligadas ao canal, para discutir suas visões de forma conjunta, como um só time.


aPosteriormente, adaptei o modelo usado por Lee Hunt para uma metodologia proprietária à dinâmica como um design sprint, atendendo mais aspectos do discurso de marca, adicionando ferramentas, informações acionáveis e controle de tempo, dentro de uma visão de design thinking, a qual utilizamos ao longo dos seis anos seguintes para os demais canais e unidades de negócios da empresa.





Conclusão


O redesenho da identidade visual e novo brand positioning do Sport TV foi mais do que uma renovação visual. Foi um reposicionamento estratégico que preparou o canal para o futuro e para dois dos maiores eventos esportivos do mundo. Trouxe um novo mindset ao departamento e impactou tanto a audiência quanto o mercado anunciante. 


Este projeto exemplificou como o design, quando aliado a uma estratégia clara e executado com precisão colaborativa, pode transformar uma marca de dentro para fora oferecendo grandes ganhos em diferentes dimensões do negócio.


______________________________


Diretora de Marketing: Ana Maria Geminiani

Gerente de Pesquisa: Giani Scarin

Gerente de Criação: Manuel Falcão

Coordenador de Criação: Ricardo Moyano

Designer estratégico: Márcio Leite

Designers: Eduardo Felipe, Stanio Soares, Deco Calabria.

Aprovação: Raul Costa Jr. e Pedro Garcia (Diretores do canal)


Empresa Parceira: Troka Design Group - Executive Creative Director - Dan Appalled Creative Director - Reid Thompson, Executive Producer - Holly Eddy, Producer - Scott Tinter, Producer - Maria Reinfeld, Art Director - Marcelo Petrella, Art Director - Cory Strassburger, Designer/Animator - Karen Tran


Brand Positioning: Lee Hunt

bottom of page